

Bom Dia!
Não podíamos ter escolhido melhor dia!
O sol brilha e já aquece...
Pelas vossas respostas, viva a boa disposição!
A viagem foi rápida, graças a Deus! Rotundas não existem, neste espaço virtual, o pior são as "portagens"no fim do mês. Começo por vos comunicar que o tráfego da Netvisão está lento, suponho que deve ter havido um engarrafamento, são muitos a dirigirem-se para os lugares do Rosmaninho...
Só por este motivo todos merecem ser surpreendidos.
Ora cliquem, se fazem favor, nos "Raminhos de Rosmaninho" onde diz Surpresas, I, II, III,IV, V, VI, VII, VIII,IX agora... é só escolher (cuidado com as trocas, o seu a seu dono...). E que tal? Gostaram?
Não sei se já comeram alguma coisa, com a pressa que tinham em chegar!? De forma alguma, quero que estejam com fominha, cliquem em X e sirvam-se... eu sei que alguns estão de dieta mas... quem poderá alguém resistir a tão boas iguarias algarvias? É só hoje! Vá lá, nã sejam tímidos!... Soube-vos bem? Podem tirar alguns para levar pelo caminho, cliquem no XI, escolham a que mais gostarem, já é vossa... Peço imensa desculpa, esqueci-me dos guardanapos, caso queiram levar alguns bolinhos. Alguém trouxe lenços de papel? Pronto, com boa vontade tudo se arranja.
Então vamos lá começar a conhecer os Lugares Silvenses do Rosmaninho. Tudo pronto?
Não sei se sabem onde se encontram?
Encontram-se pertinho do rio de nome Arade, mesmo onde diz Ponte Medieval.
Vamos lá caminhando... Agora, estamos bem perto da Rua Elias Garcia, estão a ver um parque de estacionamento aí mesmo, mesmo ao lado direito encontra-se a praça Al-Mu'tamid.
Al-Mu'tamid , príncipe, poeta e rei árabe, adorou Silves e a esta cidade minha dedicou poemas lindos! Neles falava do jardiim para representar a felicidade e a beleza, da chuva e do orvalho quando queria falar da abundância e da generosidade, das estrelas que para ele simbolizavam o esplendor e o luxo, a gazela símbolo da elegância feminina e o leão reprsentava a valentia.
Tenho um livro de Adalberto Alves, que retrata a sua vida e um pouco da sua obra, intitula-se "Al-Mu'tamid poeta do destino".
Alguém dizia de Al-Mu'tamid "ninguém como ele tinha na alma tanta poesia".
"Começa por ser o poeta dos prazeres da vida, das tertúlias báquicas, do amor e da sua fruição erótica, ou do excesso, e acaba cantando o sofrimento, enquanto instrumento do Destino para fazer brilhar a pedra oculta da grandeza humana".
Esta praça foi construída recentemente, toda a vegetação faz lembrar a vegetação dos jardins árabes, tem alfazema, romãzeiras anãs, entre muitas outras espécies...
Vou contar-vos um segredo: Sem que ninguém visse (desculpem-me, isto não se faz, mas foi por uma boa causa, prometo não voltar a fazer) colhi uns raminhos de alfazema e três romãzinhas, hoje já as ofereci a alguém que trago nos olhos do meu coração... Bem, o melhor será não me dispersar!...
Vamos descansar um pouco?
Há nesta praça bancos suficientes, também tem dois lagos com repuxos ( de vez em quando, quando há festas na cidade, a água que deitam fica colorida, pelas luzes), dois quiosques, um que serve de casa de banho e outro que foi aproveitado para café.
Apreciem o espelho de água com as suas estátuas.
Vamos andando um pouco pela praça...Tem traça árabe, não tem?
Há, na minha cidade, muitos vestígios deste povo.
Tenho um amigo que diz "Somos todos mouros, basta olharmos par o espelho".
Penso que tem razão!
Por uns momentos aqui vos deixo. Esqueci-me de umas coisitas para vos dar, regresso à minha casa ( real). Volto já... entretanto podem atravessar a estrada e ir até ao rio, está sempre lá um casal de patos selvagens. São lindos!
Sei que estão pensando e perguntando... E a imagem da praça, onde está? Esqueceu-se...
Bem!!!! É surpresa!...
E... para terem ainda mais surpresas, também podem ir pensando na resposta a dar a esta difícil pergunta:
Estão gostando?
Não é urgente a resposta.
Se acharem que a minha demora é muita é porque o tráfego Netvisão continua intenso mas prometo que aqui estarei assim que ele me permitir
Só uma ideia: se o vosso tráfego vos permitir podem dar uma espreitadela aos "Aromas de Rosmaninho" Guia da minha cidade- Silves.