!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Mais cores... mais verdes!...

Rosmaninho

terça-feira, dezembro 13, 2005

Mais cores... mais verdes!...

A fotografia sempre me fascinou... apesar de não gostar muito de ser fotografada.

Não sei se é por me lembrar das fotografias que me tiravam desde bebé...

Era recém nascida e já aparecia de "pé", nas fotografias. Pelo que me apercebo, encostavam-me a almofadas e posicionavam-me de tal maneira que "iludia" mesmo estar na vertical, quando era suposto estar mais na horizontal ;).
Eram fotografias tiradas por fotógrafos profissionais, que residiam nos lugares do Rosmaninho e arredores.

Havia o Sr Costa, na terra de meus pais - Algoz/13km de Silves.
O Sr Costa vendia medicamentos na farmácia de Algoz e num compartimento, ao lado desta, tirava fotografias.
Nas que me tirou ficava sempre muito séria, sentadinha numa cadeira ou ao colo dos meus pais. A posição em que melhor ficava era de braços cruzados, com pose de senhorita, embora de muito tenra idade.

Há meia dezena de décadas, recordo-me, existiam em Silves dois populares fotógrafos, um na zona "ribeirinha" o Sr Borlinha e outro para "dentro do Arco" o Sr Custódinho (assim era chamado), posteriormente este foi substituído por outro de que não me lembro o nome, neste momento, apesar de ter sido o que mais fotografias me tirou num só dia, mais de uma centena. Lindo dia 3 de Setembro de 1983!...

O Sr Borlinha era a perfeição, na sua arte a preto e branco.
Para tirar uma fotografia, fazia o percurso "modelo"/ máquina mais de dez vezes, sem exagero... Havia sempre algo que não estava bem, quando se preparava para "disparar".
Com uma paciência infinita e parecendo que tinha todo o tempo do Mundo, voltava vezes sem conta a compôr o "modelo": a cabeça um pouco mais para cima, o queixo mais saliente, o ombro um pouco mais direito e inclinado, a gola mais aconchegada ao pescoço, o cabelo a destapar os olhos, a testa menos encolhida...
Quando a fotografia ficava revelada, o Sr Borlinha mostrava um sorriso bem confiante.
Era uma obra prima, a que tinha realizado!...

Pela parte que me toca, parecia sempre uma miss, com um olhar muito doce, ficava sempre Linda!... Ou não fossem os retoques que o Sr Borlinha me dava, as pestanas pareciam maiores, as sobrancelhas bem contornadas, as imperfeições camufladas.
Grande "cirurgião" plástico na arte da fotografia! Sem utilizar botox...
E eu que não sou nada fotogénica!... A última que me tiraram foi há 3 semanas... Metia "medo a um susto". Tê-la-ia feito desaparecer se ao meu lado não estivesse uma jovem linda...

Sempre gostei muito desta arte... a 1ª máquina que me ofereceram tinha 16/17 anos. Que maravilha!... Era facílimo... Bastava focar e clicar. O pior era o custo da revelação!...

Não tive muitas mais, desde aí. A que registou os verdes que vos deixo é a minha 4ª aquisição.
Nem sempre atinge o que eu gostaria mas... desta vez portou-se bem.
Conseguiu aproximar-me do que, pouco a pouco, vou conseguindo avistar, nos últimos tempos.

E levou-me a pensar nisto, é curioso... nunca antes tinha pensado...
A fotografia aproxima-nos daquilo que os nossos pés nem sempre conseguem.

Desta vez, a fotografia levou-me até ao meu jardim e ao parque infantil... distam 20 metros do meu lugar...

2 Aromas:

  • 13 dezembro, 2005 22:53, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Ai esta mãe Mena!!!!!!!!!
    Há já alguns dias que não vinha a estes lugares, é só estudar ah, ah, ah, agora é que eu rebento a escala ah, ah, ah.
    Isto tá bonito!!!!!! O que te havias de lembrar hoje!!!!!! Fotógrafos e fotos ah, ah, ah, ah.
    Que mais virá por aí??????????
    Continua, tou gostando ah,ah,ah.

     
  • 14 dezembro, 2005 18:05, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Sim, senhora!Continuas com as tuas memórias que também são minhas. Tens razão, as fotos levam-nos a muitos sítios. Gostei.

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)