!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Esta palavra Presépio!...

Rosmaninho

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Esta palavra Presépio!...




Embora, hoje o Sol me convidasse a sair, tenho seguido os vossos conselhos, devagar... devagarinho... e fiquei-me pela minha varanda.

Que bem que me soube o Sol das 11h e o das 16h! O céu estava azul, azul... Reparei que o meu alecrim cresceu e que os aloés estão bem verdinhos...

Mimos não me faltaram, a Rua do Jasmim estava bem Alegre e, se não me engano, bem mais brilhante... Que Alegria vi, ouvi e senti nos meus vizinhos, familiares, amigas e colegas!...

Aqui e nos mails que recebi, li palavras lindas... Muito Obrigada, a Todos!... Isabel estás sempre presente, tu sabes disso... Que boas vindas me fizeram!...

Em casa, recebi flores com joaninhas, abelhinhas, pai Natal oferecidas pelos sogros, outros familiares e Adelina, rosas lindas!...Não faltou a tarte de amêndoa, deliciosamente confeccionada pela D. Idalina, minha vizinha e amiga.

Com tudo isto, como posso resistir!?

Aqui estou para vos retribuir, da forma que me é possível fazer, neste momento.

Apetecia-me ter percorrido os lugares do Rosmaninho, como costumava fazer há algumas décadas atrás, no dia 8 de Dezembro, Dia da Nª Srª da Conceição, Dia da Mãe ( gostava que continuasse a ser neste dia...).

Era, neste dia, que eu percorria o Monte da Jóia, Caniné, Mata Mouros...com as minhas amigas Lena, Rita, Guida, Nita, Filomena Nobre, Laurinda, Bela (todas as que morávamos para "dentro" da Porta de Loulé - Arco) apanhar musgo nas encostas dos montes. Com esse musgo armava-se o Presépio. Os irmãos da Nita e da Bela (o Constantino e o Carlos) encarregavam-se de ir até à serra de Silves apanhar a urze.

Havia sempre um vizinho, operário nas fábricas de cortiça, que disponibilizava a cortiça para se fazer a gruta.
As figuras eram de barro pintado e compradas na mercearia do senhor Baião. Todos os anos, comprava-se mais uma figura para se acrescentar ao Presépio...
Depois, com todo o material que se tinha, era quem mais podia fazer o mais bonito ( o Menino Jesus só era colocado no dia 24 de Dezembro, à meia noite).

Também hoje era o dia de se "fazer" as searas de trigo e de grão de bico. Colocava-se um pouco de sementes de trigo ou de grão de bico em pratinhos, acrescentava-se água, cobria-se com um pouco de algodão e tratava-se destas com todo o cuidado para que crescessem e enfeitassem o Presépio.

Como eu gostaria de hoje ter feito isto!...

Mas...não deixei de armar o meu Presépio. Este que aqui vos deixo foi comprado há duas décadas, na loja da Maria Cristiana, esposa do senhor Correia da drogaria e custou-me 150 escudos.

Não tem musgo, nem urzes, nem searas, nem cortiça, é muito simples... tem como fundo uma pintura da cidade de Silves século XVII, feita por uma professora e amiga minha de nome Regina Maló.

Aqui vos deixo o meu Presépio.
Esta palavra presépio encerra aquilo que todos nós precisamos : Amor!

Eu sei que sou uma Sonhadora!... Mas tenho a certeza de que não sou a única!...

Um beijo
Mena

P. S. Agradeço ao meu "escrivão" a ajuda que me deu:).

4 Aromas:

  • 08 dezembro, 2005 20:54, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena

    Que alegria se sente neste cantinho... que aroma tão especial a Rosmaninho!

    Adorei as suas palavras... deixam transparecer muita felicidade de estar de volta e tudo ter corrido da melhor forma. Obrigada por ter partilhado estes seus momentos connosco e obrigada também ao "escrivão" de serviço! ihihih

    Quanto aos miminhos... sabe sempre muito bem recebê-los e a Mena merece-os todos, pois portou-se muito bem... foi uma heroína nesta história toda!

    Beijinhos e votos de que continue a recuperar... mas com cuidadinho!!!

    Lu Costa

     
  • 09 dezembro, 2005 10:13, Blogger Unknown e o seu perfume...

    De volta, então! Votos de uma óptima convalescença.
    Um beijo amigo.

     
  • 09 dezembro, 2005 23:59, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá minha Mena
    A portar-se mal a minha menina??!Foi o que pensei assim que vi a tua mensagem,mas depois lá vi os agradecimentos ao "escrivão" e fiquei mais descansada!!!
    Quanto aos miminhos que tens recebido nada mais justo!!Tu mereces todos!!!

    Pois é a tradição já não o que era,e em alguns aspectos é mesmo uma pena que algumas coisas tenham desparecido.

    Como não podia deixar de ser a tua mensagem,o dia da mãe a 8 de Dezembro,toda a quadra que atravessamos,o teu PRESÉPIO,fez-me lembrar os meus avós e os Natais mais magicos da minha vida.
    Sobretudo a minha avó(e depois a minha mãe e minhas tias),fazia questão de fazer passar a mensagem(a mim,minha irmã e ás minhas primas) que o presépio e o que ele representava era a verdadeira essencia do Natal!!!O AMOR,A ALEGRIA,A PAZ!!
    FELIZ NATAL!!!

    Um bom fim de semana,beijinhos muito grandes com toda a amizade e carinho,e continua a portar-te bem e a recuperar depressa

     
  • 10 dezembro, 2005 15:36, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Voltaste a emocionar-me com as tuas recordações. Lembro-me perfeitamente dos nossos presépios, das nossas searas, de tudo o que aqui contas. Boa memória, mesmo depois da anestesia.
    Continua a recordar-me destes tempos. Para quando o champanhe?

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)