!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Os Domingos da Quaresma

Rosmaninho

domingo, março 05, 2006

Os Domingos da Quaresma


Há tempos li esta frase: "A vida começa aos 50 anos". Julguei que não era bem assim...
Hoje parece-me que será mesmo. Até aos quarenta, o tempo é medido de outra maneira, temos todo o tempo à nossa frente mas depois... começamos a ver que pode não ser assim...
Começo a sentir que me falta tempo para ver, com olhos de cinquenta, o que se passa à minha volta.
Regressei, há dias, aos lugares onde nasci, cresci, brinquei, vivi.
Pareceu-me que havia séculos que lá não ia... embora vivendo a um quilómetro de distância.
Que saudades! A minha rua velhinha, a minha casa (agora azul e branca e de outros) a Sé...
Ali, naquele lugar, muito aprendi, muito me foi transmitido por todos que me rodearam e rodeiam. Houve, no entanto, uma pessoa (minha mãe) que me ia explicando, na sucessão dos dias o seu significado, de acordo com a tradição em que foi educada.

Dizia então minha mãe sobre os Domingos e os dias " São quarenta os dias de Quaresma e seis os domingos até ao Domingo de Páscoa. A Igreja Católica Romana e Apostólica chama-lhes I, II, III, IV, V da Quaresma e o VI de Ramos. Eu aprendi assim...Ana, Magana, Rebeca, Susana, Lázaro, Ramos, na Páscoa estamos. I, Ana,mãe de Maria; II Magana, Maria Madalena; III Rebeca, mulher de Isaac; IV Susana, bela judia injustamente acusada de adultério; V Lázaro, ressuscitado por Cristo; VI Ramos ( era assim a correspondência)"

Hoje celebra-se o 1º Domingo de Quaresma, segundo a tradição da Igreja Católica, em que fui baptizada.
Não posso ignorar, esquecer o que me foi transmitido por quem muito me amou, amei e continuará para sempre a ser amada.
Que este seja um Bom Domingo!

5 Aromas:

  • 05 março, 2006 13:46, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema, Linda!

    Eu sei que só a pressa te leva a errar ortograficamente.

    Esta é a rua onde vivi a partir dos meus dez anos até ao dia do "casório":):):).
    Como se pode ver, fica bem perto da Sé, nesse dia andei a pé, desde casa até à igreja, depois da igreja até ao Restaurante, mesmo ao lado do castelo e da Sé... foi engraçado e original, todos os convidados a pé:):):):).

    Amanhã mostrarei a rua e a casa onde nasci e contarei outra história.

    Esta ladainha ouvi, também, à minha avó Alice, à minha avó Antónia, às minhas tias, primas... Convivíamos e conversávamos muito... assim, se mantinham as tradições.
    ~*Um beijo*~

     
  • 05 março, 2006 17:15, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....olá coração grande, de onde brotam aromas cheios de força.....
    Beijinho!

     
  • 05 março, 2006 19:13, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Entrar aqui no Rosmaninho,é sempre um bom Domingo,ou um outro dia qualquer! Sempre que se percorre,pelos lugares do Rosmaninho,neles podemos... Passear, Aprender, e Recordar!
    Não sei...Se na Realidade... A Vida Começa aos 50 anos??... Mas sei que...A Força Enérgica Galopante...nos primeiros 40...se Transforma...Numa calma doce e saborosa nos ultimos 10 anos!
    Claro que não podemos, nem devemos, Ignorar, ou Esquecer o que nos foi Transmitido, são as Bases e as Estruturas, principais do que hoje somos...Mas para podermos entender melhor o Mundo Actual...È...INEVITÁVEL....A "Reciclagem"...Dos Nossos VALORES!
    Eu tentei Sempre não os perder,mas tenho que os Transformar!
    OBRIGADA MENA Por este Bom DOMINGO!
    Beijinhos com Amizade

     
  • 05 março, 2006 22:48, Blogger Joana e o seu perfume...

    Amiga,

    passei para te desejar uma boa semana...

    e eis que me encontro no meio de recordações tão boas e ensinamentos tão importantes...
    Tudo o que sei sobre estas coisas aprendi por mim. Os meus pais nunca quiseram "obrigar-me" a acreditar em nada que um dia me envergonhasse. E aos 15 anos disse que me queria baptizar...ainda era cedo para tomar uma decisão tão importante - foi a resposta!!!

    Aos 19 anos, no Sábado de Aleluia fui baptizada...foi a Quaresma mais longa da minha vida. Sofri e resuscitei e este dia foi um dia de Aleluia!

    Obrigada pelas tuas palavras. Também eu recordei!!!

    Beijinho grande e boa semana amiga

     
  • 05 março, 2006 23:31, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! e o seu perfume...

    :(((

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)