!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Junho...mês dos Santos Populares

Rosmaninho

segunda-feira, junho 12, 2006

Junho...mês dos Santos Populares


Junho tem um cheiro característico.

Cheira a manjerico, a sardinha assada e também a alho porro.

A tradição continua... muitas aldeias, vilas e cidades ficam engalanadas.

Por aqui, as flores de esteva e de rosmaninho deram lugar a outras... os meus lugares encontram-se enfeitados de alcachofras.
Querem festejar o S. António, pregador notável que atraía multidões e que, segundo consta, era casamenteiro e...

Lembro-me que as minhas avós e mãe a ele recorriam quando perdiam alguma coisa. Diziam, sem se enganar, estas palavras:

Santo António se levantou
Se vestiu e se calçou
Seu cajadinho na mão tomou
Jesus Cristo ele encontrou

- António, para onde vais?
-Senhor, contigo vou
- Tu comigo não irás,
lá na Terra ficarás,
todas as coisas perdidas
tu as guardarás
nem lobo, nem raposa
lhe comerão bocado
nem pedra de raio
lhe cairá em si ou no gado
Pai Nosso e Avé-Maria

Também me lembro que geralmente acontecia "milagre".

Junho... mês dos Santos Populares...


20 Aromas:

  • 12 junho, 2006 10:40, Blogger greentea e o seu perfume...

    divido-me entre

    o santo antónio de lisboa terra onde nasci

    o são joão da guarda terra de adopção

    e o são pedro de sintra, terra onde moro

    qd me vejo em aflições peço a todos a benção do milagre...

    bjs para ti

     
  • 12 junho, 2006 18:12, Blogger anamoris e o seu perfume...

    Eu sei outro Responso a Santo António

    Santo António milagroso
    Altos montes subiu
    Encontrou Nossa Senhora
    Três coisas lhe pediu.
    Que o perdido seja achado
    e restituido.
    Santo António milagroso
    Ache o que está perdido

    Sei que há mais versões

    Bom Santo António
    Até quarta

     
  • 12 junho, 2006 18:41, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá minha Mena

    Pois é o mês de Junho,é o mês dos Santos Populares,tempos de festas,crenças,bailaricos e muita alegria,ou o religioso se mistura também com o pagão.É uma delicia que algumas tradicões se vão mantendo bem vivas.

    Uma boa semana,bom Sto Antonio,e beijinhos muito grandes para ti e tua familia linda

     
  • 13 junho, 2006 10:10, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema diz:

    Ó meu rico santinho
    Traz-me lá um namorado
    Quero arranjar maridinho
    Não me tragas homem casado


    Rosmaninho continua...

    Alfazema ao pedir
    Um maridinho arranjado
    Até me faz muito rir
    Por querer outro namorado


    Carminho, do coração
    Vamos lá também pedir
    Em jeito de oração
    Que nos faça sempre sorrir

    Eu não quero namorado
    Como a Alfazema quer
    Já tenho homem casado
    Que dá muito que fazer

    :):):):):)
    ~*Um beijo*~

     
  • 13 junho, 2006 16:42, Blogger Unknown e o seu perfume...

    aproveito o dia de santoa antonio o casamenteiro par te visitar, e para deixar o testemunho da minha passagem será que posso dar o enlace entre o teu rosmaninho e o meu sonho ( posso linkar.te?)

    um beijo silvense

     
  • 13 junho, 2006 17:39, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    ailéh

    Um beijo silvense recebi com muito gosto.
    E...se o meu rosmaninho conseguir aromatizar, um pouco, o teu sonho fico feliz.

    ~*Um beijo*~

     
  • 13 junho, 2006 18:02, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema

    Pela noite vou esperar
    Muitas quadras irão surgir
    Sei que gostas de versejar
    E eu...gosto muito de rir...

    :):):):):)
    ~*Um beijo*~

     
  • 13 junho, 2006 19:36, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Rosmaninho!

    Não sei se é do mês de Junho
    Que tem tanta animação
    Ou será estes Aromas
    Que nos dá Inspiração?

    Sou de Lisboa alfacinha
    Mas não me fui divertir
    Fiquei numa bela cavaqueira
    Bem alegre e a Sorrir

    Beijinhos eu volto que estou a gostar!

     
  • 13 junho, 2006 19:51, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Celeste

    Sempre Alegre e a Sorrir
    É como eu gosto de a ver
    Volte aqui, a se divertir
    Não se irá arrepender...

    À espera aqui estou
    Vamos ver no que vai dar
    Já que ao arraial não vou
    Fico aqui a festejar...

    :):):):)

    ~*Um beijo*~

     
  • 13 junho, 2006 22:00, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Com um homem de dinheiro
    Melhor não poderia ser
    Deve ter bom mealheiro
    Ainda vais enriquecer


    Teu convite vou aceitar
    Irei ao bailarico
    Gosta tanto de bailar
    Em casa é que não fico

    Já chegou o cheiro aqui
    Das sardinhas e da fogueira
    Muito já eu me ri
    Com esta nossa brincadeira


    Agora é a tua vez ou a vez de quem quiser... ficarei aqui à espera até alguém aparecer :):):)

    ~*Um beijo*~

     
  • 13 junho, 2006 22:43, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Nada já é o que era
    Aqui morreu a tradiçao
    Será que só vamos brincar
    No dia de S. João?

    Anda tudo recolhido
    Não sei de que têm receio
    Se é de encontrar marido
    Ou de o perder lá no meio

    Corria o Santo Antoninho
    No meio do arraial
    Apanhou um rosmaninho
    Beijou-o , não foi por mal

    Anda cá ó meu santinho
    Mas por onde andas tu
    Vê lá se te pões a caminho
    Vai buscar o mixtu

    Nesta festa da fogueira
    Ainda não cheira a nada
    Não há qualquer brincadeira
    Nem sequer madeira queimada

     
  • 13 junho, 2006 23:00, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Enquanto ninguém aparece
    Está tudo a descansar...
    S. António isto não merece
    Vamos nós continuar

    Do santinho não se recorda
    Mixtu à bola atento está
    Se a Carmencita "acorda"
    Nem tão cedo folgará

    Não morre aqui a tradição
    Isso é que não pode ser
    Aromas bons os nossos são
    Prontos p'ró que der e vier

    Já o dia está acabar
    Muito mais há para dizer
    Alfazema a continuar
    Rosmaninho depois escrever

     
  • 13 junho, 2006 23:28, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....hum, gosto desses aromas, se acontecesse o milagre da consciência colectiva era mesmo bom.....

    Beijo noite serena

     
  • 14 junho, 2006 00:04, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema, tem muita graça
    No mesmo estava a pensar
    Antes que aconteça "desgraça"
    Vou p´rá cama "descansar"

    Apareceu o Chuvinha
    Seus versos são de encantar
    É como Chuva Miudinha
    Bem os podia aqui deixar...

    E p´rá noite terminar
    Quase noite meia será...
    A todos vou desejar
    Sonhos bons e até já...

    ~*Um beijo*~

     
  • 14 junho, 2006 00:14, Blogger greentea e o seu perfume...

    na casa da minha avó havia uma empregada muito antiga, mais velha ainda que a minha avó e que rezava esse responso quando se via aflita com qualquer coisa. Chamava-se Eugénia e a minha avó qd se via aflita ia-lhe pedir que rezasse o responso - corriam a casa toda recitando a oração e entretanto lá aparecia o q elas procuravam ou conseguiam resolver o caso delicado...

    beijinhos

     
  • 14 junho, 2006 11:13, Blogger greentea e o seu perfume...

    não te enganaste.
    as fadas aparecem quando menos se espera, em qualquer local até no lago...

    tem um bom dia

     
  • 14 junho, 2006 16:27, Blogger Unknown e o seu perfume...

    Olha amiga, conheço esta um pouco diferente mas era para as trovoadas, não sabia que também era assim o responso!. Beijinhos

     
  • 14 junho, 2006 18:56, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! e o seu perfume...

    Sim sou eu ...
    Rosmaninho.

    Tenho saudades tuas, mas sabes não posso dizer que foi uma experiencia muito positiva... apesar de alguem dizer que as palavras não fazer danos...sabes que não é bem assim.
    Por outro lado, quando me dá a raiva, tenho que solta-la...felizmente a maioria das pessoas percebe, até me aconselham a deitar tudo para fora.
    Por vezes é o que faço...esta gente percebe tudo ao contrário.
    A última (era a dos aplausos) que eu queria era aplausos...imagina!
    Afqastei-.me um pouco disto, tirei os comentarios, mas preciso manter o blog, e vou postando.
    Nunca pensei que houvesse tanta mesquinhez, e que as pessoas apenas pensarem apenas na fama, como se isso resolvesse o meu sofrimento...
    Serviu de distração de terapia, então criei aquele, para ir comunicando... mas recebo muitos mails de apoio, até de pessoas que nunca pensaria receber...tbem falo no msn.
    Por isso tenho menos tempo para os blogs, para não falar do que me fizeram e disseram...
    só tenho um mail fica com ele...antes tinha mt receio... mas agora quando vejo um nome desconhecido nem o leio, apago logo.
    Obrigada, foi bom reler-te e "rever-te".
    Muitos beijos

    maolivera50@hotmail.com

     
  • 15 junho, 2006 16:18, Blogger lena e o seu perfume...

    Rosmaninho que belo cheiro a verão nesta tarde meia cinzenta e que bem se veste Junho dos nossos Santos Populares

    encanto-me com o que escreves

    e deixo-te o meu beijo e olha fiqyeu muito feliz por ver aqui um comentária da Noite que também adoro

    o meu abraço com ternura doce menina

    lena

     
  • 01 fevereiro, 2007 01:59, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)