!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Estranho comportamento...

Rosmaninho

segunda-feira, maio 08, 2006

Estranho comportamento...


Desde fins de Março que percorro os lugares do rosmaninho tentando ouvir o cuco.
É uma ave que sempre me despertou a curiosidade, pelo seu estranho comportamento...
Em criança e jovem, algumas vezes, quando passeava pelos campos, parecia que ouvia o seu cu-cu...nunca tive o prazer de o conhecer ao vivo e a cores.


O cuco é mesmo estranho!...
Não constrói ninho.
A fêmea põe os ovos nos ninhos de outras aves, parece-me que em cada ninho coloca um ovo, retirando um dos que lá encontra.
No momento de eclodir, o jovem cuco manda para fora todos os outros ovos.
Assim é "adoptado", forçosamente, e durante cerca de vinte dias recebe toda a atenção da "mãe".
Depois...parte à sua vida...

Com sorte, foi-me dito por um pastor, pode-se ouvir o cuco neste lugar...
É um "Chico esperto", assim o chamou.
Tem razão, este guardador de rebanho!

18 Aromas:

  • 08 maio, 2006 17:27, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    ....pois também eu me encantei a ouvi-lo vezes sem conta e nunca o consegui ver, gostava de o ouvir cantar por duas razões, pelo seu canto e porque na minha terrra diziam que só depois do cuco cantar é que se podia começar a tomar banho no rio :))), os teus lugares são Aromas de encanto....

    Beijinhos que a semana te sorria

     
  • 08 maio, 2006 20:25, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Chuvamiuda

    Também me diziam que no dia da feira das Cruzes, 3 de Maio: -Se ouvires o cuco cantar, põe-te a rebolar". Diziam que fazia bem...já não me lembro ao quê :):):):).

     
  • 09 maio, 2006 02:20, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena!

    Ufa! Finalmente consigo comentar!... :)
    O meu pc tem andado a brincar às escondidas comigo! Desta vez é o Panda anti-vírus, que não me deixa entrar na maioria dos blogs e comentar, pois dá um erro interno de I.E. :(
    No Eternamente então, nem a música consigo ouvir, vai imediatamente abaixo! Que nervoooooooos!!!
    Devo confessar que já estou um bocado cansada destas "brincadeiras"!
    Hoje já consegui comentar em alguns blogs que visito assiduamente. :-)

    Quanto ao teu post, achei imensa piada e assim que ouvi o cu-cu, lembrei-me de imediato de um relógio que havia em casa dos meus pais. Que saudades me trouxe este canto! Tantas e boas recordações!
    Recordar é viver! Não é verdade???
    Continua a trazer-nos estes aromas e sabores tão agradáveis!
    Sempre que puder e o meu pc permitir, estarei presente, já sabes!? :)

    Um beijo para ti e família, com votos de boa semaninha. *****

    Lu Costa

     
  • 09 maio, 2006 11:54, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá minha Mena

    já conhecia esta"habilidade"deste "Chico esperto",foi-me contada pelo meu pai era eu bem miudinha...,mais tarde vi em programas de tv sobre animais esta "esperteza" do CUCO-o bicharoco poupa o trabalho de ter que fazer o ninho e tratar dos filhotes-cu-cu!!!Não há duvida que a natureza é bem engraçada e curiosa nas suas mais variadas formas de vida.
    Uma boa semana,e beijinhos grandes para ti e tua familia linda

     
  • 10 maio, 2006 12:47, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    ....dia lindo....

    Beijinhos

     
  • 10 maio, 2006 14:50, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    :)

    Beijinho*

     
  • 10 maio, 2006 17:20, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena!

    Não sabia que o cuco, tinha o nome de "Chico esperto" engraçado, andam tantos por aí, que não têm o som alegre, e denunciador do cu-cu.
    São outros "chicos espertos" que agem, sorrateiramente, é preciso nós estarmos á "CUCA"!
    Sei que essas dores "marotas" ainda não passaram, desejo-lhe rápidas melhoras, para assim se poder envolver...Num Caloroso e BELO "XAILE" Que aí VÊM!!
    Beijinhos!

     
  • 10 maio, 2006 20:45, Blogger Isa e Luis e o seu perfume...

    Olá menina linda,

    Adorei ouvir o cucu,e conhecer um pouco sobre ele.


    Beijinhos muitos para ti

    Isa

     
  • 11 maio, 2006 11:10, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Só uma palavrinha...

    Desta vez, a minha perninha de "estimação" está a portar-se razoavelmente, talvez porque não tenho estado sentada e a escrever...
    Acontece que "Quem tem filhos tem cadilhos" e o filhote "pregou-nos" um valente susto... de urgência, foi submetido a uma intervenção cirúrgica...apendicite.
    Tudo está a decorrer satisfatoriamente.
    Bem hajam pelas vossas palavras em relação à minha saúde.

    Voltarei assim que tudo esteja completamente bem.

    A todos e em especial à aniversariante Lurdes, ontem foi o seu dia...

    ~*Um beijo*~

     
  • 12 maio, 2006 02:18, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena!

    Desejo que o Filhote, esteja a recuperar o mais rápido possivel, para assim, também aliviar as suas dores, porque as dores dos nossos filhos, são as que nos doem mais!
    Tudo vai correr bem, tenho a certeza, pois estamos a falar, de um Campião!
    Beijinhos para o JOÃO, e para Si!

     
  • 12 maio, 2006 09:58, Blogger Mónica e o seu perfume...

    Olá,

    à muito que estava ausente mas agora regressei e como sempre no regresso encontram-se coisas maravilhosas.

    Bjs

    :)

     
  • 13 maio, 2006 12:34, Blogger AlucarD e o seu perfume...

    :)
    lindo!!
    beijos e bom fim-de-semana

     
  • 14 maio, 2006 12:03, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá minha Mena

    Já cá estou de volta...,depois de uns dias em que o meu pc também teve que estar ao cuidado do dr dele.

    Sabendo que o pior já passou espero que o teu Fanático Azul recupere depressa e fique em forma muito em breve.Um grande beijinho para ele e melhoras.
    Para ti,e teu Carlos beijinhos repletos de carinho e da amizade de sempre.

    (P.S.-João sei que a logica hoje,provavelmente vai permitir-te mais um dia de festa,e uns saltos de alegria na cama - cuidado com a costura-(ih ih ih)!!!Mas aqui,eu tou bem pertinho de Setubal,e espero que a equipa do Sado ganhe a Taça.Desculpa lá Fanático Azul,até porque os saltos na cama podiam prejudicar a tua recuperação(ih ih ih!!!).Agora a sério - tuas rápidas melhoras,e um beijinho grande.)

     
  • 14 maio, 2006 14:52, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Estou tentando passar pelos vossos blogues e deixando lá umas palavritas...

    À Alfazema, Carminho, Celeste, Lena, Lurdes ( estou admirada com o teu blogue, Lurdes) aqui deixo o meu agradecimento pelas vossas palavras, em relação ao meu filhote.

    A saúde é, sem dúvida, o maior dos tesouros...
    Parece que tudo está voltando ao normal, embora algumas dores pequenitas continuem a persistir, o que é normal depois de uma cirurgia.

    Agora...é só deixar que o tempo ajude...o pior já passou, penso eu.

    A todos muito obrigada por tudo

    ~*um beijo*~

     
  • 15 maio, 2006 00:20, Blogger APIUR e o seu perfume...

    Rosmaninho,
    Mena,
    Espero que tudo esteja bem. Vejo que o teu filho já está fino, depois do susto. Ainda bem!
    Só para desejar uma boa semana, e dizer que me delicio a passear nos teus 'lugares', enquanto me vou desviando das doces borboletas...
    Bj,
    Apiur

     
  • 15 maio, 2006 15:04, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena!
    Fico feliz por saber que tudo está a correr bem com a Saúde do Filhote, e que esta dupla Vitória do FCP tenha o efeito de um autêntico analgésico, para essas pequeninas dores. As Melhoras para o JOÃO...E Parabéns...Fanático AZULÃO!
    Beijinhos boa Semana para a Familia, e cuide também de Si!

     
  • 15 maio, 2006 19:50, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....olá AROMA, amiga espero que estejas bem, vá lá mais um do teus perfumes, que eu gosto tanto.....

    Beijinhos e noite serena

     
  • 16 maio, 2006 00:38, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Mena! **

    Fiquei muito feliz por saber que o João está quase fino! ;)
    Aproveito para lhe dar os parabéns pela tão desejada dobradinha!!! :(
    Um grande beijinho para ele e votos de rápida recuperação!

    Para ti envio outro beijo e que tudo volte à normalidade o quanto antes!

    Quanto ao meu blog, esse tem-me deixado com os neurónios todos baralhados... a bem dizer, não é propriamente o blog que se está a portar mal, mas sim o anti-virus que é tão eficaz, que nem me permite que lá entre! Bahhhhhhh
    Estou sem paciência para continuar com a minha persistência... pelo menos por enquanto.
    Já deves ter reparado, que também não consigo comentar no Eternamente... um dia destes ainda desinstalo o Panda, embora goste bastante dele, mas esta de não me permitir entrar nalguns blogs...
    Haja Saúde e neste caso paciência!

    Lu

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)