!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: “Isto p’ró ano vem aí coisa boa. Preparemo-nos.”

Rosmaninho

segunda-feira, maio 29, 2006

“Isto p’ró ano vem aí coisa boa. Preparemo-nos.”


Não tenho herdades nem tão pouco um metro quadrado de terreno mas…
O meu gosto pela terra e por tudo que ela me dá vem desde muito pequena.
Mexer, revolver, apanhar as ervas daninhas, sachar... são prazeres que tenho.
Sempre tive muita sorte com o que semeava, nos canteiros e nos vasos.
Bastava lançar as sementes, no meu “jardim”, dar-lhes um pouco de água, de adubo, de tempo, de carinho e era uma maravilha… tudo germinava.
Parece que é genético… com a minha mãe acontecia o mesmo.

Plantas de interior sempre as tive. Nem sempre se dão bem nos lugares onde as coloco, quando começam a ficar menos viçosas recupero-as na zona que lhe chamo de hospital - a marquise - tem clima tropical;).

Há quase dois anos, adquiri uma a que lhe dou o nome de” jarro”…
Esteve bem, durante 3 a 4 meses, depois começou a perder vida.
Vi-a sem recuperação possível e só porque tive muita pena não a deitei para o caixote do lixo. Coloquei o pouquíssimo que dela restava num vaso, meio "abandonado" e quase sem terra.
Por aquele vaso passaram uma Primavera, um Verão, um Outono e um Inverno…
No último mês de Março, comecei a notar que, para além da terra, havia uma pontinha de verde a surgir.
Julguei que fosse uma erva qualquer. No momento, até pensei que quando estivesse maior a arrancaria.
Continuei deitando-lhe água de igual forma que fazia às outras plantas.
Em Abril passado, para meu espanto, cresciam folhas verdes, aveludadas e luzidias que me convidaram a acarinhá-las, assim o fazia diariamente.
A semana passada, no meio do verde, nasceu uma flor.
~::~
“Isto p’ró ano vem aí coisa boa. Preparemo-nos.”

Alfazema
Esta frase deixada pela Alfazema, no meu último post, deixou-me pensativa.
Sei que se refere à profissão que exercemos, nobre como todas mas… um pouco ingrata, como todas…

Avaliação dos professores feita pelos pais - é o tema em questão.

Não receio a avaliação feita pelos pais. Há muito que sinto que me avaliam...
Quero é que todos, repito todos, os pais dos meus alunos colaborem na planificação das actividades que devo/devemos realizar com os seus filhos.
Só se pode avaliar o que se planifica.
Estou receptiva a uma avaliação, desde que esta se realize de forma recíproca.

Acredito que a alguns pais lhes seria aplicada uma multa, caso o Ministério da Educação começasse a pensar aplicá-la a quem não sabe ser pai/mãe.

Sucesso familiar = Sucesso escolar... é tão fácil esta fórmula!

10 Aromas:

  • 29 maio, 2006 14:49, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema
    Em haiku...continuando...;)

    Coisa boa será?
    Há muito que não vejo...
    Novo Estatuto...Ui!

    ~*Um beijo*~

     
  • 29 maio, 2006 18:18, Blogger Ana e o seu perfume...

    Rosmaninho,

    Essa questão de vermos os pais a avaliarem os professores, deixou-me um bom bocado perplexa.
    Não tenho filhos em idade escolar, mas a coisa parece-me muito complexa!
    Menina de Silves, nasci aí por perto: em Monchique. Saí de lá menina, mas continuo a amar a minha terra/minha serra.
    Beijinho.

     
  • 29 maio, 2006 21:10, Blogger Tia Cremilde e o seu perfume...

    querida, estou com muito pouco tempo, por isso vais ter de me desculpar por nao te ler este post agora. passei so para mandar beijos e sorrisos... nunca é demais!

    amanhã volto, espero que com mais calma! o trabalho chama-me! fui...

     
  • 30 maio, 2006 00:21, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....certo Sra. Professora, com o exito que tem com as plantas não tenho dúvidas que aplica a mesma receita às pestinhas(ou jovenzinhos).....

    Beijinhos e noite serena

     
  • 30 maio, 2006 01:55, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Hummm... :)

    Beijinho doce*

     
  • 30 maio, 2006 19:11, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Mena com Aroma de Rosmaninho!

    Como diz no seu ultimo post, algumas tradições vão-se perdendo, mas não se perde o "DOM" com que se nasce, e saber lidar com Crianças, Animais, Plantas, é um Dom que muitos querem, mas nem todos o têm! Parabéns!!
    Não gosto muito da palavra Avaliação, no Ensino o tema é muito complexo... Dá pano para mangas...Punhos e ainda sobra para a gola...Não...Não estou a brincar com este assunto...Mas gosto de falar de assuntos sérios, com boa disposição, e sorridente, ajuda e acalma, e este tema em Questão precisa de muita Calma, para não se fazer Injustiças!
    Para mim não há bom ENSINO, sem boa EDUCAÇÃO!
    O Ensino fazemos na Escola, a Educação em CASA!!
    Não sou Professora...Mas Gostava!!
    Mas sou uma Mãe..Com muito Orgulho!

    Beijinhos

     
  • 30 maio, 2006 21:54, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Celeste
    Se todos pensassem assim, não haveria tanta falta de respeito pelos outros.
    É no nosso lar que tudo começa!
    Será isto tão difícil de entender por quem nos des(governa)?

    ~*Um beijo*~

     
  • 31 maio, 2006 18:56, Blogger Crymynoso Compulsyvo e o seu perfume...

    Escreves muito bem. Gostei. Fica.

     
  • 01 junho, 2006 07:30, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    ......bom dia.....

    Beijo

     
  • 13 novembro, 2008 18:32, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    que lindo rosmaninho Boa tarde !!!!!

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)