!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Maio...maia...maios...

Rosmaninho

quarta-feira, maio 03, 2006

Maio...maia...maios...


No 1º dia de Maio, procurei ilustrar com imagens colhidas, nos meus lugares, algumas recordações de infância mas… pouco encontrei.
Aqui e ali... um piquenique.

De maia ou maios, nem um…
A maia era uma boneca muito bem vestida, do tamanho de uma pessoa, que era colocada à janela de um solar, situado na margem do Arade, à entrada de Silves, perto da ponte.
Era colocada por um professor e pintor, Samora Barros, dono desse solar, no 1º dia de Maio.
Recordo que a primeira coisa que fazia nesse dia, em criança e jovem, era subir à minha varanda para ver a maia à janela.
Nunca soube o seu significado. Penso que talvez fosse para celebrar o 1º dia do mês em que a Natureza atinge a sua plenitude…

No 2ºdia, tentei obter imagens de quem muito trabalha… em comunidade.
As abelhas, como espécie animal, trabalham que se fartam.
Percorri os lugares onde várias comunidades se encontram. Aproximei-me de algumas colmeias. Até aos 20 metros, foi fácil ver o trabalho que as obreiras realizam mas… a uns 10 metros de distância, não tive licença de colher imagens… fui “atacada”, sempre da mesma forma, por mais tentativas que fizesse e em diferentes momentos. Ainda hoje, oiço o zumbido da(s) abelha(s) que se metiam (parece-me) nos cabelos. Atacada e perseguida, como que a ser expulsa daquele território, não tive outro remédio... afastei-me e não penso lá voltar:):).

Nesse mesmo dia, apercebi-me que as romãzeiras e as oliveiras já estão em flor, as videiras e as figueiras já apresentam os seus frutos.

Nestes percursos, como companhia, tive a música das andorinhas, rolas, melros e outros passaritos.

Várias borboletas… amarelas, brancas com pintinhas pretas, castanhas, alaranjadas… brincavam à minha frente como que a desafiar-me a correr atrás delas, ainda tentei apanhá-las, em imagem, mas… trocaram-me sempre as voltas.

Como são livres! As abelhas, as borboletas e os passarinhos…


11 Aromas:

  • 04 maio, 2006 12:28, Blogger mariabesuga e o seu perfume...

    São razões mais que suficientes para querermos construir dias felizes!...
    Dias felizes nos sons, nos cheiros, nos sentidos dessa netureza que nos deixas, aqui oferecida...
    Beijinho

     
  • 04 maio, 2006 13:26, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....lindo Amiga, belos aromas sempre bem cuidados por ti....

    Beijinhos

     
  • 04 maio, 2006 20:32, Blogger Conceição Paulino e o seu perfume...

    k coisas maravilhosas viste, sentiste e de k bela e poética forma a transmites. Bem hajas.Bjs e;)

     
  • 04 maio, 2006 20:33, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    são tão diferentes os blogues que tenho encontrado. E bons. À sua maneira cada um represena quem o escreve e organiza.
    Estou-me estreando na blogosfera. Gostei do teu blog. Se puderes aparece.
    dark - http://darkhumanity.blog.com/

     
  • 05 maio, 2006 05:33, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    .....BOM DIA mensageira da harmonia.....

    Beijinhos

     
  • 06 maio, 2006 09:12, Blogger Joana e o seu perfume...

    Amiga,

    Que bonito o teu retrato de Maio...

    Também eu guardo o sabor, os cheiros e as imagens de Maio em mim...!

    Beijinhos e bom fim-de-semana

     
  • 06 maio, 2006 09:25, Blogger Maré Viva e o seu perfume...

    Olá vizinha!
    Aproveita e goza Maio, sempre.
    Mês das flores, dos passarinhos, dos amores.
    Um excelente mês para ti
    Mouro do Barlavento

     
  • 06 maio, 2006 13:00, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá Rosmaninho

    Estes Tons verdejantes, deste verde refrescante, só a Natureza nos dá, que melhores fotos nos podia retratar, a Primavera de MAIO, a VIDA, o MAIO do CORAÇÃO!
    Quem não os tiver ao vivo, ao pé de si, pode sempre, encontra-los... AQUI NOS LUGARES DA ROSMANINHO!
    Obrigada Rosmaninho,por estes belos AROMAS!
    Beijinhos e bom fim de Semana.

     
  • 06 maio, 2006 15:10, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    À Celeste, à Carminho, à Lena (que ainda não aderiram à "blogmania" e a todos os outros que pelo Rosmaninho vão passando desejo um Sábado bem vivido e descansado.

    ~*Um beijo*~

     
  • 06 maio, 2006 18:13, Blogger Maré Viva e o seu perfume...

    Rosmaninho, que lindo nome adoptaste...e que bem escreves, para nossa delícia!
    Obrigada pela visita e tens razão: "Salvé o dia", leva-nos lá atrás, onde a nossa infância ficou guardada, para sempre!

     
  • 06 maio, 2006 22:41, Blogger antónio paiva e o seu perfume...

    ......para ti Amiga com aroma.....

    Beijinhos e noite serena

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)