!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Rosmaninho: Ao quinto dia...

Rosmaninho

terça-feira, julho 04, 2006

Ao quinto dia...


"Julho quente, seco e ventoso, trabalho sem repouso."

É verdade…Julho é um mês geralmente quente e seco.
Este ano, nestes primeiros dias não tem feito muito calor…

Hoje, o céu apresenta-se carregado de nuvens, algumas muito cinzentas…
Pela manhã, sentia-se bastante fresco e ao percorrer os meus lugares ouvi: “Não sei que tempo é este, estraga tudo, parece tempo de trovoada, este era o tempo que devia ter feito em Março”.

Por onde passei reparei que tudo está muito seco, há muito pasto, aqui e ali procedia-se à monda e à “capação” e “desponte” dos tomateiros, meloeiros, melancias… foi-me dito que só reduzindo o tamanho das folhas, os frutos aumentam de volume.

Regressei do meu passeio com esta frase:
“Ao quinto dia verás que mês terás.”

20 Aromas:

  • 04 julho, 2006 15:14, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    olá minha Mena

    Por aqui também temos um Verão tapado pelas nuvens!!Tá encoberto,mas abafado e muito muito humido.Mas ao que parece será já pró fim de semana que o D.Verão sai aparecer em força!!!

    Espero que a noite de ontem tenha sido bem apetitosa e feliz,para voces tres,em especial para o vosso bébé.
    Beijinhos muito grandes com o grande carinho e amizade de sempre para a Mamã Mena,o papá Carlos e o João!!!

     
  • 04 julho, 2006 16:44, Blogger Barão da Tróia II e o seu perfume...

    Pelo jeito que a coisa leva vai ser um Verão da treta.

     
  • 04 julho, 2006 20:28, Blogger eu... e o seu perfume...

    eu gosto do tempo assim enquanto tenho de trabalhar...
    apesar de adorar o sol... e o verão... gostei muito da tua descrissão...e da sabedoria popular
    bjos

     
  • 04 julho, 2006 22:02, Blogger Joana e o seu perfume...

    Amiga,

    espero que o teu Julho seja moderado, meigo e amigo, como tu tanto mereces!

    Eu vou tentar respirar, para que o meu Julho seja um pouco mais luminoso!!!

    Beijinhos grandes e uma boa semana

     
  • 05 julho, 2006 10:34, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Cheguei ao 5º dia do mês de Julho.
    Como sempre fiz 45 minutos de percurso pelos meus lugares. Ao sair de casa, por volta das 8h30 estava fresco e algum vento. Descobri, com ajuda de um vizinho, um novo percurso. Quando regressei apesar do vento que se sentia começava a aquecer. Não me importava nada que esta temperatura se mantivesse...Julho, desta forma, consegue-se respirar nos meus lugares.

     
  • 05 julho, 2006 15:22, Blogger anamoris e o seu perfume...

    Caminhas por lugares lindos. Hoje está mais quente aqui por Lisboa, mas também está um vento fresquinho. Quando desci o Chiado à hora de almoço (são estes os meus caminhos) estava muito agradável.
    Beijos

     
  • 05 julho, 2006 15:57, Blogger Vida e o seu perfume...

    Rosmaninho, parece que até o verão esta assustado neste país, pelos meus lados ainda nem cheiramos verão, mais parece que passamos do inverno directos para o outono, a mim faz-me muita falta o sol.

    Bom passeios e beijinhos.

     
  • 05 julho, 2006 17:47, Blogger Madalena e o seu perfume...

    E este Verão tem estado tão murchinho...

     
  • 05 julho, 2006 22:34, Blogger amigona avó e a neta princesa e o seu perfume...

    Foi bom passear contigo! beijos...

     
  • 06 julho, 2006 18:54, Blogger DE-PROPOSITO e o seu perfume...

    Andei por aqui. Li o teu texto. As dicas deixadas são dicas do tempo em que a gricultura era efectuada por meios artesanais. Hoje os meios de produção são sofisticados e os frutos aparecem por meios totalmente diferentes dos antigos. É evidente que nas pequenas 'glebas' os métodos ancestrais mantém-se.
    Fica bem.
    Manuel

     
  • 06 julho, 2006 20:07, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Manuel

    Nos meus lugares existem hortinhas cultivadas, a maior parte delas, por pessoas idosas. O que produzem serve-lhes de sustento. Aqui, por onde passo, só existem pequenos agricultores. São destas pessoas as frases que reproduzo. Nada sei de agricultura e parece-me que pouco se faz por ela neste país...

    ~*Um beijo*~

     
  • 06 julho, 2006 23:27, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Alfazema

    Pode ser que desta vez a caixa receba um beijo meu.

    Não tenho dúvidas, desta vez!
    Tudo me diz que sim, irás receber.
    Gostaria que o confirmasses.
    ~*Um beijo*~

     
  • 06 julho, 2006 23:37, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Carminho, Linda!

    Esta noite está uma amena noite de Verão.
    Em casa não se sente calor em demasia, na rua apetece estar.
    Se Julho continuar assim será uma maravilha de mês, para mim.

    A noite do dia três correu muito bem, felizmente. Avó, tia e primos estiveram cá e todos ajudamos a apagar as velas ao "bebé".
    Agora o menino João tem as férias que merece, saídas à noite e voluntariado durante o dia para além da praia, que não pode faltar.

    Quanto aos pais também irão entrar de férias. Não temos projectos feitos, viveremos os dias de acordo com o que nos apetecer. Férias são férias, afinal de contas!

    Aproxima-se o fim de semana, aproveita-o da melhor forma.

    ~*Um beijo*~

     
  • 07 julho, 2006 14:08, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Olá minha Mena

    Acho que preferia o Verão do principio da semana...,bem diziam os entendidos que ele ia chegar no fim de semana.Por aqui estão já 31 graus...,a PRIMAVERA é bem melhor para mim.Como seria bom Primavera o ano inteiro!!!!

    Bom fim de semana,BOAS FÉRIAS e beijinhos enormes com o grande carinho e amizade de sempre,para ti e tua familia linda

     
  • 07 julho, 2006 21:38, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    Rosmaninho
    Finalmente chegou o João Ratão. A carochinha ficou satisfeita e levou o Pai Natal com o Coelhinho no comboio ao circo.Depois, o João Ratão, Coelhinho e pai Natal foram à feira.

    Beijinhos

     
  • 07 julho, 2006 21:39, Anonymous Anónimo e o seu perfume...

    tou mesmo a ver!

    Minnie

     
  • 07 julho, 2006 22:53, Blogger mixtu e o seu perfume...

    lindos passeios...
    tempo esquisito e como faz vento por aí, sinal que no norte chove...
    mondas, tem que se tirar algumas folhas para que o sol penetre e les dê a cor e o sabor...
    passeios... quem os tem chama-lhes seus...
    besitos

     
  • 08 julho, 2006 00:39, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Mixtu

    Hoje o tempo está muito diferente... Calor insuportável, não faz vento...
    É verdade! Há que mondar para que o sol lhes dê cor e doçura.

    Afinal todos precisamos que o sol nos dê calor, ficamos bem mais alegres.
    Gostei muito de te ver por aqui.

    ~*Um beijo*~

     
  • 08 julho, 2006 07:32, Blogger Isa e Luis e o seu perfume...

    Não é reduzindo o tamanho das folhas, mas diminuido o número de ramificações; chama-se a isso capação e tem por objectivo frutos maiores.
    Um beijo
    Luis

     
  • 08 julho, 2006 13:50, Blogger Rosmaninho e o seu perfume...

    Isa&Luís

    Penso que tendes razão.
    O tamanho das folhas também impedirá o sol de amadurecer os frutos mas... se o número de folhas for diminuto maior será a "ajuda" que o astro rei dará.

    Sempre aprender:).

    ~*Um beijo*~

     

Enviar um comentário

<< Voltar aos lugares do Rosmaninho

 
Site Meter Counter
Rosmaninho agradece a sua visita.(Tente clicar nas fotografias)